sexta-feira, 28 de março de 2014

Marcelo Jorge, porque Fagá era profissional



Na cozinha

http://www.1001receitas.com
- Vamos fazer um bacalhau?
(Quando ele dizia vamos, ele usava o plural majestático, referia-se a mim, naturalmente.)
- Não quero, estou com preguiça.
- Eu faço.
- Então, faça.

Havia um supermercado Eldorado no final da rua Pamplona que tinha uma excelente seção de importados. Volta o Marcelo com o bacalhau, vinho verde português de que gostava muito, batatas, couve, ovos e alho. Ele vai fazer o bacalhau, mas...

- Crisê, como faz para tirar o sal?
- Bota na água, né Marcelo.
- Quanto tempo?
- De um dia para o outro.

Vinho aberto, televisão ligada, Cristina lendo. Dia seguinte, sábado, acordo tarde, crianças também, baita cheiro de bacalhau na casa inteira. Marcelo vendo televisão, bacalhau cozinhando.

- Crisê, vem ver. Como faço os legumes?
- Cozinhe o ovo separadamente. Ferva a água e coloque os legumes. Vá tirando à medida que fiquem macios.

Nova ida ao supermercado, dessa vez o vinho é tinto.

- Bacalhau pronto.
- Oba.
- Ficou bom?
- O bacalhau, sim, mas os legumes estão horríveis.
- É. Cozinhei na água em que demolhei o bacalhau para dar um saborzinho extra.

Esclarecendo a TV

Ao contrário de mim, Marcelo era viciado em televisão. Chegávamos de viagem, segurava a porta do elevador com uma mala, entrava em casa, ligava a TV e só depois punha a bagagem para dentro. Assistia a todos os noticiários possíveis, jogos de futebol, todos, esportes em geral, até campeonato de sinuca. Foi o único "não" redondo que lhe dei: TV no quarto, jamais. Ele fazia tudo diante da TV: comia, bebia, falava ao telefone, trabalhava, lia, estudava. Eu só mandava na TV quando assinamos o cabo e às 8 e 30, terminado o Jornal Nacional, mudava para a HBO que sempre transmitia um filme nesse horário. Quando ele estava em casa, a TV ficava ligada 24 horas por dia.



2 comentários:

  1. O Axl é desses também e eu adoro um bom silência, de vez em quando tenho que ir para o quarto só pelo descanso do silêncio. Em compensação, meu vício é internet - de um modo meu televisivo, o que acaba compensando. Mas tenho visto muito futebol, muito programa de esporte, outros esportes, seriados variados, realities ruins e documentário legais.

    ResponderExcluir
  2. Cristina,
    Como gosto do que você escreve.
    Escreva mais. Escreva sempre.
    Saudades,
    Mary Castilho

    ResponderExcluir

Olá, caros leitores, deixem sua impressão, sua crítica, quem sabe uma sugestão?